Novos tempos

Das calçadas aos corredores, o cinema muda de endereço!

Grandes transformações econômicas, políticas e sociais em escala global aconteceram a partir dos anos 1990. Novas tecnologias, como computadores pessoais, telefones celulares e internet passam a fazer parte do cotidiano dos brasileiros. Filmes podem ser assistidos pela TV aberta e reproduzidos em videocassetes e DVD.

Com a redução dos públicos e o novo processo de mudança pela qual passava a região central da cidade, o declínio das grandes salas de cinema era evidente e inevitável. Elas gradualmente passam a ocupar novos espaços, agora dentro dos shopping centers.

Cinema em shopping

O Centro Comercial João Pessoa foi o primeiro espaço comercial de Porto Alegre com sala de cinema (1970)

Fotografia retangular horizontal do Centro comercial João Pessoa. Década de 1970. Em primeiro plano, um cruzamento entre duas avenidas asfaltadas. Tem um táxi na cor laranja. Há vários automóveis estacionados na avenida e pessoas caminhando na calçada. Ao fundo, um prédio baixo ocupa toda extensão da imagem. Do lado esquerdo do prédio tem um letreiro vertical com a frase “Centro Comercial”. Em cima do prédio há um letreiro horizontal com a frase “Cine Center” e várias bandeirolas que tremulam ao vento.
Acervo: Shopping João Pessoa

Na atual fachada do Shopping João Pessoa, no alto do prédio, o cinema é destaque (2020)

Fotografia retangular horizontal do Centro comercial João Pessoa. Década de 2020 Em primeiro plano, um cruzamento entre duas avenidas asfaltadas têm automóveis estacionados em ambas. No centro da imagem, o prédio baixo ocupa toda a quadra, que tem canteiros e árvores na calçada. O Prédio tem muitos logotipos coloridos nas paredes externas, inclusive da empresa de cinemas do local. Fim da descrição
Acervo: Shopping João Pessoa

Próximo

A Magia da Telona
Skip to content