Chapéus e cigarros: Vetados!

Tire seu chapéu e coloque sua gravata: a sessão já vai começar!

A abertura do Cine Recreio Ideal, em 1908, dá início à expansão das salas de cinema em Porto Alegre. Nessa ocasião, nasce uma nova forma de entretenimento na cidade. Durante a “Era de ouro” do cinema, diversos elementos despertavam o interesse pela experiência de ir até esses espaços, entre eles o footing na Rua da Praia, as novidades dos filmes, a influência da Revista do Globo no cotidiano da cidade, além das regras dentro das salas de projeção.

Arte e cinema também eram assuntos recorrentes nas páginas da Revista do Globo, que influenciava e informava a sociedade porto-alegrense.

Footing na Rua da Praia, 1930

Duas mulheres retratadas caminham de braços dados pela Cinelândia de Porto Alegre. a mulher da esquerda está trajando saia longa, blusa branca, colete, sapatos pretos de salto alto, luvas nas mãos,  cachecol de pele, e chapéu. A mulher da direita está trajando casaco longo,  sapatos brancos de salto alto, cachecol de raposa, e chapéu. Fim da Descrição.
Acervo: Clara Ungaretti

Revista Globo: influência e informação
(Revista do Globo, edição 155, 1935)

Reportagem intitulada “O Cinema Capitólio: sua nova posição no mercado cinematográfico e na vida diversional da cidade”. No centro da matéria têm uma fotografia da fachada do cinema Capitólio,em 1935 e na parte inferior, há um retrato da “Senhorinha Ruth Silveira Zavagna”. Fim da Descrição.
Acervo: Delfos PUCRS

Próximo

É proibido!
Skip to content